Como Citar – How to cite this paper  -

Assis, N. D. P. de, Aiello-Fernandes, R., & Aiello-Vaisberg, T. (2017). “Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes. Memorandum: Memória E História Em Psicologia31, 259–275.

Resumo

A presente pesquisa investiga o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes,inserindo-se entre estudos qualitativos que vêm detectando formas sutis de preconceitos contra grupos pouco reconhecidos como alvos, tais como adolescentes e pessoas adotadas. Alinha-se segundo referencial psicanalítico intersubjetivo, que compreende que o método psicanalítico se funda sobre a adoção de uma atitude fenomenológica e demanda a consideração dos contextos vinculares e socioculturais nos
quais os fenômenos estudados têm lugar. A realização de entrevistas individuais de seis idosos, residentes em zona urbana de uma cidade de interior, organizadas ao redor do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: ”Seres Problemáticos” e “Seres Negados”. O quadro geral indica que prevalecem imaginários preconceituosos, apontando para uma questão social e culturalmente relevante que requer transformações tendo em vista a criação de relações mais solidárias e construtivas entre as gerações.

PDF (2016) Problemáticas ou invisíveis o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes.